Agachado, com a raquete entre as pernas, mão na boca e cara de ansiedade, Nikolay Davydenko aguardou pelo título inédito do Masters 1.000 de Xangai, já que era a primeira vez que um torneio do nível acontecia na China. Neste domingo, após mais de duas horas de jogo, o russo viu o rival Rafael Nadal atacar para fora e pedir desafio. A expectativa pelo resultado tomou conta dos tenistas. Mas foi Davydenko quem comemorou e entrou para a história. Ao confirmar no telão o erro do espanhol, ele marcou 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3, e chegou à vitória.
Após confirmar o erro de Nadal no telão, Davydenko comemora o título no Masters 1.000 de Xangai
A partida começou equilibrada, com Davydenko ligeiramente melhor. No terceiro game, o russo oitavo colocado do ranking da ATP quebrou o saque de Rafael Nadal e esteve perto de fazê-lo novamente no sétimo, mas tenista número dois do mundo se recuperou. Aproveitando o bom momento, Nadal devolveu a quebra no oitavo game.
Com 5/4 para o espanhol, Davydenko teve o saque ameaçado, mas salvou um set point e voltou a empatar o jogo. No tie-break, o russo se impôs com winners de direita e venceu por 7-3.
No segundo set, com espanhol abatido pelo tropeço, o Davydenko não desperdiçou as chances e, em um desafio, ficou com o título ao fazer 5/3.