Ele deu entrada na unidade com dores abdominais.
O arquiteto Oscar Niemeyer em seu aniversário de 100 anos, em 2007 (Foto: Marcia Foletto/Ag. O Globo)
Após 24 dias de internação, o arquiteto Oscar Niemeyer, de 101 anos, recebeu alta médica nesta sábado (17). As informações são do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Niemeyer deu entrada na unidade no dia 23 de setembro, com dores abdominais.
Na ocasião foi realizada uma tomografia de abdômen, que constatou colicistite aguda (cálculo na vesícula) e abscesso (pequena bolsa de pus) no fígado. Além disso, os médicos diagnosticaram um tumor no intestino grosso.
O arquiteto permaneceu 48 horas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), e em seguida ele foi transferido para a unidade intermediária do hospital. No entanto, no dia 29 de setembro, Niemeyer apresentou sangramento intestinal.
No dia 30 de setembro, o arquiteto passou por uma cirurgia para retirar o tumor, uma semana depois de ter sido operado para a retirada do cálculo na vesícula.
Ele havia retornado ao CTI do hospital em 5 de outubro, após apresentar uma arritmia cardíaca. No dia 10, o arquiteto passou para uma unidade intermediária, onde podia receber visitas.
Histórico médico
No dia 11 de junho deste ano, o arquiteto foi internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, também na Zona Sul, queixando-se de dores lombares. Ele passou por uma bateria de exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Na ocasião, exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia.
Em 2006, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia.