Relógio do Itaú, da avenida Paulista, vai ser alterado com um comando.
À 0h deste domingo (18), os moradores de dez estados brasileiros e mais o Distrito Federal devem adiantar os relógios em uma hora para o início do horário de verão. O G1 mostra como é feita a mudança de horário em alguns dos mais tradicionais relógios de São Paulo: o da Estação da Luz e o do banco Itaú, na Avenida Paulista.
Veja vídeo ao lado
Passam diariamente pela Estação da Luz cerca de 350 mil pessoas, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para o gerente das linhas 7 e 10, que passam pela Luz, Wellington José Bergaton, o relógio é importante "fonte de consulta" para quem passa pelo local.
Bergaton conta que o relógio atual, de fabricação brasileira, foi instalado na década de 50. Foi substituído por um modelo inglês que foi destruído durante um incêndio na estação em 1946.
O relojoeiro Augusto Fiorelli, que aprendeu o ofício com o avô na década de 70, é o responsável por alterar o horário do relógio da Estação da Luz. Como a mudança é manual, será feita somente na manhã de domingo. "Vou começar cedinho e terminar só no fim da tarde", diz ele, que cuida também de outros dez relógios na capital.
Outro relógio igualmente famoso, o do banco Itaú da Avenida Paulista, é também referência para quem passa pelo local. A diferença é que a mudança de horário vai ser feita a ainda na madrugada de domingo.
"O sistema é automático e a alteração fica programada. Mesmo assim, por segurança, vamos deixar uma pessoa responsável por garantir que a mudança ocorra sem problemas", afirma Leonel Machado, gerente da empresa de publicidade que mantém o relógio.