O trabalho nos bastidores já começou. Um representante da diretoria do Flamengo procurou os líderes das principais torcidas do clube e fez um apelo: evitar, de todas as formas, as provocação contra Ronaldo antes ou durante a partida contra o Corinthians, neste domingo, em Campinas. Eles ainda não responderam se vão aceitar ou não o pedido dos dirigentes.
Na Gávea, a preocupação é grande para que nada motive o Fenômeno em campo já que o Timão está apenas cumprindo tabela. Será a primeira vez que Ronaldo enfrenta o Flamengo. No primeiro turno, quando os dois times duelaram no Maracanã, os torcedores tinham preparado vários protestos e ironias contra o atacante, que resolveu assinar contrato com o time paulista após se declarar várias vezes rubro-negro e usar as instalações do clube carioca para se recuperar do último problema no joelho. Mas o Fenômeno se machucou pouco antes da partida e não entrou em campo.
Em São Paulo, o técnico Mano Menezes já revelou o desejo de vingança de Ronaldo em relação à torcida rubro-negra, que durante o ano o provocou o atacante, principalmente, por causa da polêmica noitada com três travestis no Rio de Janeiro.
Desde a ida para o Corinthians, a relação entre Ronaldo e os rubro-negros entrou em crise. O atacante já disse que o desejo de encerrar a carreira no Flamengo faz parte do passado. E garantiu ainda que o seu coração foi conquistado pelos corintianos. Por fim, Ronaldo também contestou o fato de o Flamengo ter a maior torcida do Brasil, o que gerou revolta entre as principais torcidas organizadas do clube.