Prova será aplicada a partir das 14h (horário local).
Serão cobrados 12 questões dissertativas e uma redação.
Vestibulandos fazem prova da Unicamp 2009 (Foto: Fernanda Calgaro/G1)
Com número recorde de inscritos (55.475), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza neste domingo (15) a primeira fase do seu vestibular 2010. Estão em disputa 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
A prova da primeira fase inclui a redação e 12 questões discursivas de biologia, física, geografia, história, matemática e química. Pode ser que seja o último ano em que a primeira fase terá esse formato. A universidade estuda incluir, a partir do ano que vem, questões de múltipla escolha na primeira fase.
Confira seu local de prova na primeira fase da Unicamp
Confira a relação candidato/vaga no vestibular da Unicamp
A prova será aplicada em 24 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Orientações
Os candidatos deverão levar duas fotos 3x4 coloridas e recentes (com o nome e número de inscrição anotados no verso), original do documento indicado na inscrição, caneta azul ou preta, borracha e uma régua pequena. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), que aplica o processo seletivo, as fotos serão obrigatórias apenas na prova da 1ª fase e quem esquecer de levá-las não poderá fazer o exame.
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 13 horas, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 13h45. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais como PUC Campinas Campus I e UNIP Campinas Campus II (Swifit). É importante lembrar que a frota de ônibus é reduzida aos finais de semana. As provas começam às 14 horas.
Os alunos que chegarem atrasados não poderão entrar. Nas cidades onde não há horário de verão, é importante lembrar que serão considerados os horários locais e não o de Brasília. A prova vai durar no máximo quatro horas, mas os alunos devem permanecer na sala obrigatoriamente por, no mínimo, duas horas e trinta minutos.
É permitido entrar nas salas com água, refrigerante, suco, doces e balas. Não será permitido levar calculadora, pager, celular, relógio com calculadora, boné e corretivo líquido. Também há a recomendação de deixar o celular em casa, porque se algum candidato for flagrado com o telefone ligado sua prova será anulada.
Enem
A instituição não usará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular por causa do prazo -o exame foi adiado para dezembro após denúncia de vazamento.
No dia 16 de dezembro, a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 10 a 13 de janeiro, com oito provas dissertativas (duas por dia): língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.
As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música acontecem em Campinas entre os dias 18 a 21 de janeiro.
A primeira chamada será divulgada dia 4 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 9 de fevereiro.