Cena foi registrada por estudante, na estação da Pavuna.
Na quinta (5), passageiros passaram mal por causa do calor.
Uma passageira do metrô filmou com seu celular seguranças da concessionária agredindo um homem na estação da Pavuna.
Nas imagens, um dos seguranças dá um golpe conhecido como gravata no rapaz.
Segundo a passageira, que é estudante, o homem foi acusado de ter quebrado uma das janelas de um vagão. Ela disse, no entanto, que acredita que ele tenha sido pego por estar sem camisa.
Ainda de acordo com a estudante, o ar-condicionado do vagão em que eles viajavam estava quebrado. O metrô confirmou o defeito no ar e informou que vai analisar as imagens.
Na quinta (5), seis passageiros tiveram que receber atendimento médico depois que a estação do Estácio ficou lotada, por causa de atrasos nos trens.
Reparos emergenciais
Nesta sexta, alguns vagões do metrô tiveram que ser retirados de circulação para reparos emergenciais para reforço do sistema de ar-condicionado, que, de acordo com a concessionária, ficou sobrecarregado com o forte calor registrado nos últimos dias.
A empresa informou que, para evitar o acúmulo de passageiros nas plataformas, o acesso foi controlado nas bilheterias. O Metrô Rio lamentou o incômodo e informou que, além de manter um roteiro de manutenção preventiva por quilometragem para cada trem, também está trabalhando 24 horas com sua equipe de manutenção para solucionar este problema específico.
A empresa informou que cada carro de trem do metrô é equipado com dois aparelhos de ar-condicionado. Nenhum trem é liberado pela concessionária para servir a população sem que o sistema esteja funcionado, mas problemas podem acontecer durante a operação e, nesses casos, o trem é retirado de circulação o mais rapidamente possível para reparo.
A empresa disse que já comprou 19 novos trens com sistema de ar condicionado adequado para receber a incidência direta de sol na Linha 2, que chegam a partir de 2011. As atuais composições do metrô, compradas pelo governo do estado quando da inauguração do transporte, foram projetadas para circular no subterrâneo. Todas as 33 estações possuem ventiladores nas plataformas.