País diz à ONU que está preparada para diálogo ou para sanções.
A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira (3) que alcançou a etapa final do processo de enriquecimento de urânio informou a agência Yonhap.
O regime de Pyongyang também informou que está fabricando mais armas nucleares, ainda segundo a Yonhap.
"Realizamos com sucesso a experiência do enriquecimento de urânio, e o processo entrou na fase final", declarou a agência norte-coreana KCNA, citada pela Yonhap.
"Também estamos finalizando o reaproveitamento de barras de urânio usadas e do plutônio extraído de um reator para transformá-los em armas", prosseguiu a KCNA.
As barras de urânio usadas vêm do único reator norte-coreano que produz plutônio, disse a agência oficial.
As informações constam de uma carta do governo norte-coreano endereçada ao Conselho de Segurança da ONU. "Estamos preparados tanto para sanções como para o diálogo", diz o documento.
Foto sem data, divulgada nesta quinta-feira (3) pela agência oficial de notíicas norte-coreana, mostra o líder Kim Jong-Il ao lado de soldados do Exército Popular Coreano, em um local não determinado. (Foto: Reuters)
Retomado em 2008, o programa nuclear norte-coreano preocupa as potências ocidentais, o Japão e a Coreia do Sul.
Os EUA e a Coreia do Sul já suspeitavam que a Coreia do Norte tinham um programa secreto de enriquecimento de urânio -mas, para especialistas, ele não seria de larga escala.
O regime norte-coreano já produz armas nucleares baseadas em plutônio. O urânio enriquecido representa uma segunda via para a produção dos artefatos. O territorio norte-coreano é rico em urânio natural.