César Cielo estava de ressaca na sexta-feira. Um dia após bater o recorde mundial dos 100m livre, o brasileiro nadou as eliminatórias e as semifinais dos 50m, sua prova favorita. A noite mal dormida permitiu apenas o quinto melhor tempo, mas foi o bastante para ir à decisãodeste sábado, quando mais um ouro estará em disputa. Além de Cesão, outros dois brasileiros avançaram: nos 100m borboleta, Gabriel Mangabeira passou em sexto; nos 100m, Daynara de Paula surpreendeu, foi à final e saiu da piscina eufórica: "Caraca, não acredito!"
Daynara de Paula mal acreditou quando viu que tinha passado às finais dos 50m borboleta
Michael Phelps fez o dever de casa e avançou à decisão nos 100m borboleta, mas voltou a ser atropelado pelo alemão Paul Biedermann no revezamento 4x200m livre. Apesar da surra, o astro viu os companheiros salvarem o ouro mais uma vez, a exemplo do que tinha ocorrido no 4x100m. Clique nos links abaixo e veja como foi a sexta-feira no Mundial de Esportes Aquáticos.
Semifinais |
50m Borboleta Feminino
Entre as brasileiras, Gabriella Silva era a favorita para ir à final. Mas quem roubou a cena foi Daynara de Paula, que avançou à final da prova e vibrou com o feito. "Caraca, não acredito que estou na final. Respirei umas quatro vezes, engolindo água", afirmou, eufórica.
50m Livre Masculino
Após o ouro nos 100m livre, César Cielo não conseguiu dormir direito. Mas nem a ressaca impediu que o brasileiro fosse à final dos 50m, sua prova favorita. Cielo avançou com o quarto melhor tempo. Frederick Bousquet, seu companheiro de treinos, liderou as semifinais.
100m Borboleta Masculino
Gabriel Mangabeira conseguiu passar para a final, com o sexto melhor tempo. O sérvio Milorad Cavic bateu Michael Phelps e ficou com o melhor tempo.
200m Costas Feminino – semifinal
Kirsty Coventry, do Zimbábue, sobrou na prova e avançou para a decisão.
Finais |
100m livre feminino
A alemã Britta Steffen ganhou o ouro e bateu o recorde mundial da prova.
200m Costas Masculino
O americano Aaron Peirsol, que tinha ficado fora da final dos 100m costas, conseguiu se recuperar nos 200m e levou o ouro com direito a recorde mundial.
200m Peito Feminino
A americana Rebecca Soni chegou a abrir dois segundos de vantagem, mas cansou na reta final e ficou fora do pódio. O ouro ficou com a sérvia Nadja Higl.
200m Peito Masculino
Henrique Barbosa era a única esperança de medalha do Brasil na sexta-feira, mas perdeu fôlego após a última virada e chegou em sétimo nos 200m peito. O húngaro Daniel Gyurta conquistou o ouro, seguido pelo americano Eric Shanteau.
4x200m Livre Masculino
Na abertura da prova, Michael Phelps voltou a ser superado – e muito – pelo alemão Paul Biedermann. A partir dali, tudo mudou. Os alemães caíram para fora do pódio, e os companheiros de Phelps se recuperaram para garantir o ouro aos Estados Unidos.