Sistemas elevatórios estão sem funcionar após chuva da terça.
Enchente ainda atinge casas e deixa moradores sem telefone nesta quinta.
O alagamento que ainda atinge parte da Zona Leste de São Paulo nesta quinta-feira (10) afetou também as estações elevatórias de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo que atendem a região. Com isso, o sistema ainda está sem funcionar, espalhando esgoto pelas ruas. Além disso, a enchente também prejudica os moradores – que estão sem telefone e com a água na altura da cintura em alguns locais.
Veja o site do SPTV
Na região do Jardim Romano, é difícil identificar o que é rio e o que é rua. A inundação alcança uma distância de seis quarteirões do Rio Tietê estão alagados. Alguns moradores enfrentam a enchente; outros, usam pedaços de madeira como barco.
Não chove há dois dias na área, mas o nível da água baixou poucos centímetros. Os moradores dizem que isso acontece porque as comportas da eclusa do rio estão fechadas.
Em algumas casas, os moradores continuam convivendo com a água. Em outras, onde o nível chegou à cintura, as pessoas foram retiradas e abrigadas em um colégio estadual.
De acordo com a Sabesp, os sistemas elevatórios do esgoto só poderão voltar ao normal após o escoamento das águas. As estações ficam a três metros de profundidade no solo. Segundo a Sabesp, as bombas e motores provavelmente foram danificados e terão que ser retirados. Sem o funcionamento, o esgoto não chega às estações de tratamento e volta para as casas.
Por isso, até mesmo a água que sair das torneiras pode estar contaminada. A Sabesp e a Secretaria de Estado da Saúde irão distribuir pastilhas de hipoclorito de sódio para descontaminar a água.